Parque da Serra do Guararú

As margens do Canal de Bertioga, o grupo entra em contato direto com os diferentes ambientes locais como mangue, trilhas e praia, onde têm a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre algumas espécies de animais e plantas nativas desses ecossistemas. Nestes roteiros também existe a possibilidade de visitação as Ruínas de importância histórica e a visitação do Acqua Mundo, considerado hoje o maior aquário de visitação da América do Sul.


Opções de roteiros:

Manguezal/Mata Atlântica

Chegando no Manguezal, às margens do Canal de Bertioga, o grupo entra em contato direto com o ambiente, podendo diferenciar as espécies, existentes apenas neste tipo de ecossistema. Em seguida, o grupo entra em uma trilha onde têm a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre ecossistema de Mata Atlântica e da região, de extrema importância ambiental. Finalmente os participantes chegam até as Ruínas da Ermida do Guaibê, local onde foi a morada do Padre José de Anchieta, e a Armação das Baleias, onde era processado o óleo desses animais após serem capturados em águas próximas.

Tempo de duração aproximado: 2 horas a 3 horas (a partir da chegada nas proximidades do local)
Nível de dificuldade: Moderado - Indicado para adolecentes de 14 à 18 anos.

Praia Arenosa/Costão Rochoso

Nas proximidades da travessia de balsa, Guarujá-Bertioga, o grupo entra em uma trilha, em direção a Prainha Branca onde visualizam o ecossistema de Praia Arenosa e são orientados quanto à importância ecológica do local, e finalizando a aula os participantes são encaminhados a um Costão Rochoso, na Praia Preta, onde podem observar alguns organismos existentes no local que ficam acima da maré mais baixa (esta atividade depende das condições da maré).

Tempo de duração aproximado: 2 horas a 3 horas (a partir da chegada nas proximidades do local)
Nível de dificuldade: Moderado - Indicado entre de 9 à 18 anos.

Mata Atlântica/Aquário do Guarujá

O grupo segue por uma trilha onde têm a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre algumas espécies da flora e fauna nativas de Mata Atlântica e região, de extrema importância ambiental. Os monitores acompanham os participantes até as Ruínas da Ermida do Guaibê, local onde foi a morada do Padre José de Anchieta, e a Armação das Baleias, onde era processado o óleo desses animais após serem capturados em águas próximas. Terminada a visita a campo, o grupo segue ao Acqua Mundo para continuação das atividades internas que será monitorada por estagiários nos tanques do aquário, receberão palestra e vídeo sobre o conteúdo abordado.

Tempo de duração aproximado: 6 horas (Incluindo deslocamento)
Nível de dificuldade: Moderado - Indicado para maiores de 8 anos.
Material necessário para este roteiro: Calçados e roupas confortáveis. É recomendável que os participantes tragam mochila (para que as mãos fiquem livres durante o percurso), com: boné, protetor solar, repelente, bloco de anotações e lápis, lanche, água e máquina fotográfica.

Manguezal/Mata Atlântica/Aquário do Guarujá

Chegando no Manguezal, às margens do Canal de Bertioga, o grupo entra em contato direto com o ambiente, podendo diferenciar as espécies existentes apenas neste tipo de ecossistema. Em seguida, o grupo segue para uma trilha onde têm a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre algumas espécies da flora e fauna nativas de Mata Atlântica e região, de extrema importância ambiental. Os monitores acompanham os participantes até as Ruínas da Ermida do Guaibê, local onde foi a morada do Padre José de Anchieta, e a Armação das Baleias, onde era processado o óleo desses animais após serem capturados em águas próximas. Terminada a visita a campo, o grupo segue ao Acqua Mundo para continuação das atividades internas que será monitorada por estagiários nos tanques do aquário, receberão palestra e vídeo sobre o conteúdo abordado.

Tempo de duração aproximado: 6 horas (Incluindo deslocamento)
Nível de dificuldade: Moderado - Indicado para maiores de 8 anos.
Material necessário para este roteiro: Dois pares de calçados, sendo um mais velho, que prenda bem ao pé, camiseta de manga longa velha e calça de moletom velha. É recomendável que os participantes tragam uma mochila (para que as mãos fiquem livres durante o percurso dentro do manguezal), com: boné, protetor solar, repelente, bloco de anotações e caneta, lanche, água e máquina fotográfica.

Mata Atlântica/Praia Arenosa/Aquário do Guarujá

Nas proximidades da travessia de balsa, Guarujá-Bertioga, o grupo entra em uma trilha onde têm a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre algumas espécies da flora e fauna nativas de Mata Atlântica. Seguindo em direção a Prainha Branca onde visualizam o ecossistema de Praia Arenosa e são orientados quanto à importância ecológica do local. Terminada a visita a campo, o grupo segue ao Acqua Mundo para continuação das atividades internas que será monitorada por estagiários nos tanques do aquário, receberão palestra e vídeo sobre o conteúdo abordado.

Tempo de duração aproximado: 6 a 7 horas (Incluindo deslocamento)
Nível de dificuldade: Moderado - Indicado para maiores de 14 anos.
Material necessário para este roteiro: Calçados e roupas confortáveis. É recomendável que os participantes tragam mochila com: boné, protetor solar, repelente, bloco de anotações e caneta, lanche e água, para que as mãos fiquem livres durante o percurso.

Mata Atlântica/Costão Rochoso/Aquário do Guarujá

Nas proximidades da travessia de balsa, Guarujá-Bertioga, o grupo atravessa uma trilha, onde têm a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre algumas espécies da flora e fauna nativas de Mata Atlântica, que chegará a Prainha Branca de lá o grupo é encaminhados a um Costão Rochoso, na Praia Preta, onde podem observar alguns organismos existentes no local, que ficam acima da maré mais baixa (esta atividade depende das condições da maré) e recebem informações sobre as adaptações sofridas pelos dos organismos no ambiente estudado. Terminada a visita a campo, o grupo segue ao Acqua Mundo para continuação das atividades internas que será monitorada por estagiários nos tanques do aquário, receberão palestra e vídeo sobre o conteúdo abordado.

Tempo de duração aproximado: 6 a 7 horas (Incluindo deslocamento)
Nível de dificuldade: Moderado - Indicado para maiores de 14 anos.
Material necessário para este roteiro: Calçados e roupas confortáveis. É recomendável que os participantes tragam mochila com: boné, protetor solar, repelente, bloco de anotações e caneta, lanche e água, para que as mãos fiquem livres durante o percurso.